sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Biblioteca

Vista do exterior
Logo que se entra no recinto da escola pelo portão principal, uma grande vidraça é o primeiro que dá nas vistas e franqueia o interior da biblioteca. Já dentro, no hall ou "PBX" (sigla cujo significado ninguém soube dizer, mas que toda a gente usa), à direita, vários cartazes convidam a entrar.

Ocupa um espaço  não grande, menor do que a biblioteca da nossa escola de Lugo, com muita luz natural. É local hospitaleiro, giro, confortável e alegre.

De curta trajetória, a biblioteca nasceu há cinco anos, deixando de ser um armacém de livros numa outra parte da escola. Os serviços abrangem outros estabelecimentos de ensino sediados nas redondezas da Josefa de Óbidos e integrados no mesmo agrupamento de escolas Padre Bartolomeu de Gusmão. Não é difícil inferir a dificuldade para o alunado escolarizado em colégios próximos usar regularmente a biblioteca, salvo em caso de atividades pontuais.

A primazia espacial não acha correspondência, porém, com os recursos. Uma vantagem em relação com a nossa biblioteca -e com as bibliotecas escolares galegas- é o facto de ser gerida por uma professora bibliotecária que ocupa uma vaga com dedicação a tempo quase completo à biblioteca (apenas leciona numa turma), ainda ajudada por outras pessoas dentre o professorado. De resto, a quantidade de livros é reduzida para uma escola que passa de 1000 alunos, carecendo de materiais em outros suportes (músicas, filmes, e-book...). No entanto, é significativa a variedade de revistas e algun jornal. Os cortes acarretados pela crise impedem a aquisição do mais elementar.

No que diz respeito ao registo de documentos, ainda se dão os passos primeiros. Se a biblioteca é recente, mais o é a existência de professora bibliotecária, a única com formação específica em bibliotecas de toda a escola. Apenas ela cataloga e, para já, é inviável um catálogo online; só hoje começou a instalação de uma rede entre os computadores da sala com acesso ao registo a fim de os utentes não terem que vasculhar entre os livros para encontrarem o que procuram.

Por isto todo, é admirável o trabalho realizado, para além da gestão: atividades com o alunado, alfabetização informacional, encontros com escritoras, palestras; decoração, atenção constante ao alunado, e o que devém menos agradável, agir sem o amparo da grande maioria do professorado e da direção: a biblioteca ainda não é o ponto de encontro da escola e, como costuma a acontecer por as nossas bandas, apenas os miúdos a frequentam.

Ficamos com o intuito de estabelecer um relacionamento entre as bibliotecas de ambas as escolas, mesmo com a possibilidade de trocarmos materiais, sem uso num dos estabelecimentos, mas talvez convenientes, e até necessários, no outro.

Como acho que pode ser do nosso interesse algum dos documentos da BEJO, este é o pequeno espaço que ocupa no site da Josefa de Óbidos.


Biblioteca Josefa de Óbidos on PhotoPeach