domingo, 22 de novembro de 2015

Aulas de literatura: Fernando Pessoa

Se antes de ter vindo me tivessem perguntado pelo escritor de que gostaria que se ocupassem nas aulas de literatura a que ia assistir, escolheria Fernando Pessoa -ou Álvaro de Campos-. Nem me perguntaram, como é lógico, nem foi bem assim, mas calhou serem Alberto Caeiro e Ricardo Reis os poetas que estão a ser estudados em 12º ano: é a fortuna que me está a acompanhar neste estágio.

Para quem não souber, os poetas referidos, nascidos literariamente do primeiro, Pessoa, constituem a sua grande criação: os denominados heterónimos -em que se acabou por incluir o próprio ortónimo. Personalidades poéticas diferentes, com percurso vital diferente, e que mesmo polemizam entre si, dão vida a uma obra talentosa como poucas e nascida de um homem que são muitos.

Mas não tenciono tratar aqui de literatura. Apenas reflexionar sobre a forma de a abordar no currículo do ensino secundário português e nas aulas.

Nos diferentes anos, estuda-se literatura, não apenas história da literatura. No secundário, são quatro grandes personalidades das letras portuguesas -com referências a outras literaturas- que se trabalham com pormenor. A partir dos textos literários aborda-se o estudo da língua. Fernando Pessoa, Camões, José Saramago e L. de Sttau Monteiro são os autores estudados em 12º ano.

Acho mais racional esta forma de enfrentar os estudos de língua e de literatura daquela a que nos obrigam os nossos planos curriculares, reiterativos a cada dois anos e  que dificilmente permitem aprender literatura. E o que é pior: acaba por ser difícil que o alunado goste das obras, dos textos, por falta de tempo para aprofundar neles e mostrar a maneira de poderem conetar com os conteúdos.

Deixo-vos hoje com uns petiscos de uma atividade que se está a desenvolver na cidade, Dias do Desassossego, gerida pela Fundação José Saramago e a Casa Fernando Pessoa, a partir da obra destes vultos literários:



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